GALERIA DE FOTOS:
O vidro temperado é aquele que passou por tratamento térmico para modificar suas características, como a dureza e a resistência mecânica. Uma brusca mudança de temperatura gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, tornando o material muito mais resistente. Esta transformação do vidro comum em temperado, na Viminas, é feita em quatro fornos de têmpera horizontal automatizados, com alto padrão de qualidade.
Mas atenção: depois de temperados os vidros não podem ser cortados, partidos ou receber furos. Quando ele se quebra, o faz em pequenas partículas, pouco cortantes, provocando o estilhaçamento completo da peça, evitando danos ou acidentes.
APLICAÇÕES
O vidro temperado é o mais utilizado na construção civil, indústria automotiva e também na decoração. Alcança grandes vãos, pode ser encaixilhado e é o único possível de ser aplicado como porta, através de ferragens apropriadas. É largamente usado para box de banheiros, fechamento de lojas, residências e edifícios, portas e janelas de vidro e etc.
Portas de Vidro
As portas sempre foram objetos essenciais para nossas vidas em matéria de segurança e em todas as épocas foram utilizadas para proteger patrimônios. Com a criação de castelos, fortes ou fortalezas para estabelecer proteção aos feudos ou cidades, as portas ganharam papel fundamental para este objetivo.
Antes, as portas eram apenas instaladas como portão principal ou Porta de Armas, de grande altura e proporção, e a chamada Porta da Traição, esta considerada menor. A última era posicionada em situação oposta as portas principais e afastada dos olhares forasteiros de qualquer situação de guerra.
Hoje, a fabricação mais popular de uma porta comum se deve a madeira, em especial, a compensada. Com o frenético crescimento do mercado e novas formas de fabricações e o estudo de outros materiais para garantirem a funcionalidade da porta, a duração do produto e auxiliar como objeto de decoração, hoje as portas podem ser produzidas de materiais diversos como o alumínio, o aço, o ferro, o plástico PVC e o vidro.
Com o tempo, as grandes construções arquitetônicas e as residências foram ganhando divisões aos ambientes. Sendo assim, a garantia não estava voltada apenas à segurança, mas também à privacidade a todos os residentes.
As tradicionais portas de vidro podem ser aplicadas nas fachadas de lojas ou prédios comerciais como uma opção de inovar na decoração de interiores. As portas de vidro surgiram em cores e designers mais arrojados como portas de banheiro, lavabo e cozinha.
Para os clientes que preferem modernidade e aconchego em seu ambiente, a vidros & pisos oferece portas de vidro com detalhes e cores. A porta de vidro apenas irá modificar o ambiente enquanto transparência, permitindo também a entrada da luminosidade em seu interior.
A porta de vidro é composta pelos seguintes elementos:
A folha: trata-se de uma chapa lisa de vidro responsável pela vedação da parede.
Batente ou Marco: apresentam perfis retangulares do vidro que está preso junto à abertura na parede e permite a fixação da folha.
Guarnição: responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente.
Nunca se imaginava que portas de madeira poderiam ser substituídas por portas de vidro e estabelecer mais graciosidade e sensação de amplitude aos ambientes. Delimitá-los por portas de vidro parece exprimir conforto aliado a segurança.
A porta de vidro traz a graça e a leveza às combinações de objetos na transação de um ambiente para outro. Os vidros mais recomendados são os temperados que garantem a segurança a todos.
As tonalidades e os trabalhos que podem ser realizados na porta de vidro são inúmeros e permitem uma aparência de extremo bom gosto e sofisticação.